Frida & Mina

Nós fazemos sorvetes artesanais e deliciosos elaborados apenas com ingredientes frescos e naturais, escolhidos com carinho. Produzimos tudo do zero, em pequenos lotes, na nossa cozinha, em Pinheiros, São Paulo.

Desde que surgiu a ideia de abrir uma sorveteria, duas coisas ficaram claras: primeiro, todo mundo ama sorvete (eba!), depois, ninguém sabe exatamente com quais ingredientes o sorvete é feito nem como ele é produzido.

Sorvete é basicamente uma combinação de água, gorduras, proteínas, açúcares e ar (incorporado quando batemos o sorvete na máquina). Além disso, é preciso adicionar um agente para emulsionar dois líquidos que naturalmente não se misturam, no caso, a água e a gordura. O equilíbrio entre esses elementos determina o sabor, a textura e a consistência do sorvete.

Parece simples, mas a verdade é que há uma infinidade de jeitos de combinar esses componentes, e também diferentes ingredientes de onde extrair cada um desses itens. E, claro, com resultados finais também muito variados.

Por exemplo, a lista de ingredientes da base do sorvete Frida & Mina é curta, fácil de entender e dá para comprar no supermercado: leite integral orgânico, creme de leite fresco (ainda não orgânico, mas em breve será!), açúcar orgânico e ovos orgânicos (que funcionam como emulsificante). Sem segredos. Sem atalhos. O resultado é um sorvete delicioso, extremamente cremoso, encorpado, que derrete devagar na boca e é fiel ao sabor da matéria-prima usada. Sorvete de baunilha que tem gosto (e sementinhas!) de baunilha. E nada mais.  

Além dos ingredientes, o processo de produção também pode variar. Na Frida & Mina, todos os sorvetes são feitos realmente a partir do zero na cozinha da loja. Isso significa que ovos são quebrados um a um, gemas e claras são separadas manualmente, frutas são descascadas na ponta da faca e caramelo é feito na panela. Processo trabalhoso, que exige bastante tempo, mas, em compensação, garante controle total de cada etapa ao mesmo tempo que possibilita que cada lote (de cerca de 10 a 15 litros) de sorvete tenha características próprias. Um nunca será igual ao outro, exatamente como é na natureza.

Hoje em dia, poucos sorvetes são feitos dessa maneira. Infelizmente, é cada vez mais comum ver os ingredientes naturais serem substituídos por equivalentes artificiais mais baratos (alô gordura vegetal hidrogenada, xarope de milho e corantes fluorescentes!). Além disso, muitas sorveterias adotam o uso de bases pré-prontas. Um sistema que, apesar de permitir a finalização do sorvete na própria loja (bastando adicionar água ou leite a uma base em pó), é fundamentalmente um processo industrial, já que boa parte da matéria-prima utilizada é processada em uma fábrica.

Para a gente aqui da Frida & Mina, lugar de se preparar alimentos é na cozinha e jamais na fábrica ou no laboratório. Nós fazemos sorvete com facas, panelas, tábuas e cozinheiros. Com ingredientes de verdade, vindos da fazenda e escolhidos com muito carinho diariamente.